quinta-feira, 17 de março de 2011

Essa tal "Celíaca"...

Eu achava que era "normal" até o ano passado, qdo comecei a perceber que alguma coisa estava errada comigo. Sempre odiei a minha magreza. Passei a vida toda tomando remédios e formulazinhas milagrosas que minha mãe me dava pra abrir o apetite. Nunca deram certo... Cresci e continuei tendo pouco apetite, sempre com anemia e abaixo do peso. Alguns meses depois de uma cirurgia (estética - um dia vou falar sobre isso aqui!), comecei a sentir azias, enjoos, não conseguia comer, ficava empanturrada, tinha muitos flatos (gases, pros mais íntimos), vômito, diarreia constante, emagreci 8 kg (pra quem já era um "palito", imaginem...), fiquei em desnutrição profunda, meus membros inferiores incharam. Passei assim, quase 6 meses, até que um iluminado me deu o diagnóstico, depois de muita agonia, desorientação, vários exames, e uma quase certeza que não passaria de 2010.  Eu tinha Doença Celíaca (DC). E vou ter até morrer, bater as botas, desencarnar, passar pro outro lado, ou dessa pra melhor (quem sabe??)... 
Essa doença é genética, auto-imune, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten. Quase ninguém conhece a danada. No Brasil, a média é de 1 pessoa pra 300 ou 400, por aí... E eu sou uma delas. Eu e minha prima Aninha, fomos as sorteadas. Na Itália, esse índice é bem maior, tem muitos celíacos lá. Minha bisavó é italiana, e eu herdei não só o sobrenome bonito Ayello, mas também, a carga genética da DC. 
Beleza, não sofro por isso, não. Não existe cura, mas, se eu fizer a dieta 100% gluten free, não tenho nada, não tenho sintomas, meu intestino se recupera e fica tudo bem. Se eu comer qualquer coisa com glúten, meu corpo cria anticorpos contra ele, e vira uma batalha dentro de mim. O pobre do meu organismo deve ter entando na III Guerra Mundial, porque, anos e anos lutando contra essa proteína (o glúten), só podia ter dado no que deu. Eu quase passei dessa pra melhor. Meu intestino ficou lesionado, sem vilosidades, e eu praticamente não absorvia os nutrientes dos alimentos. Foi aí que eu desnutri.
Bem, mas, agora, é só alegria. Depois de 3 meses de dieta, engordei 10 kg. Estou ótima! Sem sintomas e sem comer pão, biscoito, bolo, macarrão, lasanha, pizza, salgadinho e tudo que contenha trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Ainda bem que eu nem bebia cerveja.
E viva a dieta!

Vou postar aqui algumas receitas "vitais" pra nós, celíacos.

P.S.: O iluminado chama-se Dr. José Secundino. Obrigada forever!
Obrigada, família e amor! Sem o apoio de vcs eu não resistiria!

3 comentários:

  1. Só Deus sabe o que passamos!
    Mas, através Dele, encontramos O Dr. Secundino e tudo se esclareceu!
    Como vc disse: VIVA A DIETA!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Malu!!

    Nossa, seu caso era muito grave. O meu era só incômodo... Não tive anemia, não emagreci muito, nem nada...

    Eu tive uma época da vida que emagreci 6kg, e fiquei pesando 46kg. Parecia um cadáver ambulante. Eu fui no médico, com medo da minha magreza, e ele me receitou esteróides pra tentar combater, porque meus exames estavam todos normais. Não fiz nenhum de DC, no entanto.

    Vamos compartilhar experiências!

    E seu bolo me deixou com MUITA vontade de comer! Nunca vi confete sem glúten! *-*

    rs

    beijinhos =*

    ResponderExcluir
  3. Pode deixar que quando for lá em casa eu faço umas receitinhas para você amiga! Adorei o seu blog! Beijinhusssss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!