quinta-feira, 26 de maio de 2011

Trabalhando aspectos psicomotores com bolinhas

Adoro trabalhar com Educação Infantil!
Gosto de variar os materiais em cada aula, pois, isso estimula as crianças e sai da monotonia. Jornal, bolinhas pequenas, bambolês, corda, cones, bolas grandes, música, etc, ou então, escolho para um determinado dia, atividades que não usem material algum, só o corpo, quando trabalho expressão corporal ou brincadeiras de rua (piques, morto-vivo...)
Nas séries iniciais, gosto de usar bolinhas pequenas (da piscina de bolinha). A partir do material, crio várias atividades, que trabalham desde o esquema corporal até a coordenação visomotora.

Aí vão algumas:

1ª atividade: Aquecimento. Escolho uma música para começar a aula. Neste caso, cantamos uma que fale sobre as partes do corpo, como "Cabeça, ombro, joelho e pé", por exemplo.

2ª atividade: Distribuo uma bolinha para cada criança. Para os alunos da Educação Infantil, peço que me digam a cor da bolinha que ganharam, principalmente para os do Pré I, que são bem pequenos e alguns ainda confundem as cores.

3ª atividade: Após cada um ter sua bolinha, começamos a atividade para reconhecimento das partes do corpo, que chamo de "banho". A bolinha se torna um sabonete imaginário, e vamos lavando cada parte do corpo, a cabeça, a testa, a orelha, o pescoço, os ombros, e por aí vai, até o pé. Pergunto quem tem braço, quantas pernas nós temos, e eles vão passando a bolinha e respondendo com entusiasmo. O ponto alto é quando chega na nuca e na axila, que eles não sabem localizar, e todos adoram saber onde é a axila, mesmo alguns insistindo que aquilo ali tem outro nome.

4ª atividade: Após localizarmos todas as partes do corpo, peço que coloquem a bolinha no pescoço e segurem com o queixo e andem pela quadra com as mãos para trás sem que a bolinha caia. 
Depois colocam embaixo do braço direito, esquerdo e entre os pés, quando eles saem dando saltinhos sem deixar a bola se soltar.

5ª atividade: Corrida com a bolinha entre os pés. Peço que fiquem em cima de uma das linhas da quadra, e, ao meu sinal, eles vem saltitando até o local marcado com a bolinha entre os pés, sem que ela caia. Caso caia, o aluno deve parar no local, colocá-la novamente e continuar a corrida.

6ª atividade: Peço que peguem a bolinha com as mãos e a lancem o mais alto que conseguirem, recebendo com as duas mãos. Os menores tem dificuldade de receber a bola.

7ª atividade: Lançar a bolinha para o alto, bater uma palma e pegar, duas palmas, colocar as mãos na cabeça e pegar, por baixo da perna, etc, como já descrevi no post da aula com jornal. Essa atividade trabalha a coordenação visomotora, e os alunos do 1º ano em diante fazem com mais facilidade.

8º atividade: Lançar a bolinha na cesta de basquete ou em um arco (bambolê). Prendo o arco na trave do gol (travessão) para que eles lancem, pois, fica proporcional à altura dos alunos.

9ª atividade: Volta à calma. Peço que os alunos devolvam as bolinhas ao cesto e fazemos um círculo, com todos sentados no chão. Com uma bolinha, cantamos uma musiquinha e passamos a bolinha de mão em mão, e quem parar com a bolinha quando a música acabar, tem que imitar algo ou responder uma pergunta (geralmente sobre o assunto trabalhado em sala de aula).

O interessante é o professor ter o feeling de perceber se a atividade está agradando, se pode aumentar o nível de dificuldade ou não, o tempo de cada atividade... Isso varia de uma turma para outra, e a experiência é grande aliada!

Material de trabalho
Espero que tenham gostado! Comentem!
*Malu*

4 comentários:

  1. Tbm trabalho com turmas de Educação Infantil. Obrigada pelo post, ótimas dicas!

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  2. Que ótimo Fernanda, fico feliz em poder ajudar!
    Volte sempre!

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  3. Adorei a atividade com as bolinhas, simples e útil!

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  4. Muito criativas as atividades. Tanto as das bolinhas quanto as de jornal. Parabéns!!!

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Obrigada pelo seu comentário!