quinta-feira, 23 de maio de 2013

Receita número 4 - Tarte Chiffon Austríaco, de Josy Gomez


4 ovos
1 xícara e meia de açúcar demerara
2 colheres de mel
5 colheres de óleo de milho
2 xícaras de farinha de amêndoas
1\2 xícara de cacau em pó ou chocolate do Padre
1\2 xícara de suco de laranja morno
1\2 xícara de fécula de batata
1\2 xícara de nozes picadas grosseiramente
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sobremesa de fermento em pó.
1\2 colher de café de canela ( opcional  ,  eu não usei)

Para decoração:

20  metades de nozes
1 xícara de amêndoas inteiras
7 cerejas em calda.

Modo de fazer:

Bater os ovos, o açúcar e o mel em uma gemada bem fofa e esbranquiçada, mais ou menos 10 minutos.
Baixar na velocidade mínima e ir adicionando  delicadamente a farinha de amêndoas, a fécula e os líquidos misturando delicadamente para não perder o volume dos ovos e manter a cremosidade da massa.Por final adicionar o fermento, o bicarbonato e a canela se usar.
Forrar com a calda de brilho  a assadeira em formato de coração , decorar com as nozes , amêndoas e cerejas.
Levar ao forno por 45 minutos , temperatura de 180 graus.

Recheio:

4 colheres de chocolate do frade ou cacau em pó
5 colheres de açúcar demerara
1 colher de margarina Becel azul ou outra sem leite
1\2 xícara de leite vegetal
1 barra de chocolate sem glúten e sem leite ( mais ou menos 150 gramas)

Levar ao fogo e ir mexendo até virar um brigadeiro mais mole.

Calda de brilho:

2 colheres de margarina Becel azul ou outra sem leite
3\4 de açucar mascavo ou demerara
2 colheres de sopa de mel ou glucose de milho
gengibre ralado..uma pitadinha
canela em pó uma pitadinha ( eu não usei)

Levar ao fogo e deixar por 5 minutos para derreter o açúcar e dar uma leve caramelizada.Colocar na forma que irá assar o bolo..mas guardar um pouco para jogar por cima para deixar bem brilhante.

Montagem da tarte:

Retirar a tarte da assadeira com cuidado, cortar no meio , colocar o recheio de brigadeiro mole e por final com a outra metade decorada por cima jogar a calda de brilho para ficar mais brilhante e úmida. Caso a calda tenha endurecido, dar uma esquentadinha na chama do fogão e ela amolecerá.




44 comentários:

  1. Parabéns Josy, suas receitas são sempre um primor e a apresentação está linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu que tenho que agradecer...os elogios.
      Quero sempre mostrar que a culinária sem glúten e no meu caso também sem o leite e suas proteínas, pode ser inventiva e de muito sabor!!!

      Excluir
  2. Josy, tudo lindo e delicado. Deus te deu um dom espetacular. bjs

    ResponderExcluir
  3. a nós, Josy. bjs e fica com Deus minha fada da cozinha celíaca

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Miriam obrigada por sua força, sua amizade e luz!!!! Você sabe o que é a palavra amizade!

      Excluir
    2. O voto da Miriam já foi computado ali em cima, ok, Josy? Como o voto 1.
      Bjos!

      Excluir
  5. Essa é minha receita preferida!
    Essa é minha irmã e amiga preferida.
    O quê seria de mim sem sua compreensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha irmã...não só tenho compreensão, como cuidado, uma fraternidade enorme e quero que seja saudável!!!!

      Excluir
  6. Minha receita preferida! Tem demerara, nozes, amêndoas, laranja, cereja, ai,ai. precisa mais?? Bjs Josy, e boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Essa eh a minha receita preferida! Nunca comi, mas tem uma cara otima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Rogério obrigada por sua preferência.Sua gentileza também! Espero que faça a receita e veja que é uma iguaria! Obrigada....

      Excluir
  8. Respostas
    1. Nossa isso é um elogia de um a instituição tão nobre e com um trabalho tão maravilhoso.Todas as vezes que faço uma receita penso em quantos lares posso estar atingindo e ainda as crianças que apresentam dificuldades de absorção e que poderão ter uma vida mais saudável!!! Que eu possa com o meu blog ajudar as lindas mamães dessa luta nobre e de benção de Deus!
      Obrigada!!!!

      Excluir
  9. Receita número 4, de Josy Gomez, com 12 votos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!