quinta-feira, 18 de julho de 2013

Meus cupcakes sem glúten!

Não é novidade que na cozinha eu sou uma curiosa, né? Aprendi na marra! E continuo aprendendo, cada dia um pouquinho. Tem gente que nasce com esse dom, mas eu tive que praticar muito até conseguir fazer minhas receitas sem glúten. Já ouviram o ditado: "A necessidade faz o sapo pular"? Pois foi assim que aconteceu comigo, portanto, se você está começando a se aventurar na cozinha sem glúten, não desista, com a prática, tudo fica mais fácil. Não deu certo? Tente de novo!
E foi tentando que hoje eu me viro na cozinha com minha dieta.
Agora eu estou tão abusada, que estou até fazendo cupcakes!! Tudo bem, não estão lindos como os da Eliane Beppler (Kuka Cake) ou da Rejane Reis, mas esses foram os primeiros, tá? 
Eu sou brasileira, e vocês verão os próximos!! Hahah!!

Para a massa dos da foto, de chocolate, eu usei a receita do bolo da Rejane, que eu já postei aqui. 
O recheio é de brigadeiro que todo mundo sabe fazer (uma lata de leite condensado, duas colheres de sopa de margarina, quatro colheres de sopa de chocolate em pó). Como achei que ficaria muito pesado, após engrossar no fogo, eu misturei uma lata de creme de leite ao brigadeiro já pronto.
A cobertura é de chantilly, que eu compro da Yoki, que é fácil de fazer, só misturar leite bem gelado e bater na batedeira. Por cima, joguei confeitinhos de coração e pronto!

Esses foram feitos para o Dia das Mães, mas para o aniversário do Juliano, eu fiz também com a massa do Bolo de Fécula de Batata, que é o que eu mais faço, por achar mais fácil (já viram que eu sou bem prática, né?). O negócio é usar a criatividade, e como eu tinha morangos, cortei em cubinhos e deixei cozinhar com um pouco de água, açúcar e um pacotinho de gelatina de morango. Quando já estava grossinho, eu deixei esfriar e recheei os cupcakes. O sabor azedinho do recheio com o doce do bolo e da cobertura de chantilly, deram um toque especial! Pena que não deu tempo de tirar foto!

Lógico que para fazer os cupcakes, é preciso comprar as forminhas de papel e a assadeira de metal ou silicone. Comprei também os biquinhos, mas eles não eram de boa qualidade. Deu pra rechear e cobrir, mas vou procurar alguns mais resistentes. Quem tiver dicas, eu agradeço!

E aqui estão eles! Gostou? Nunca fez? Aventure-se também!! Estou apaixonada!
E é assim que se aprende, colocando a mão na massa!

A massa nas forminhas de papel dentro da assadeira.
Já assados.
Recheando com brigadeiro. 





Já cobertos com chantilly.
Aproveitei o brigadeiro que sobrou e cobri alguns.

Waffle sem glúten

Opa! Estou aqui de novo! Agora em recesso, graças a Deus!
Com a correria não tive tempo de contar pra vocês que ganhei uma máquina de waffle do meu amado marido! Ele adora me dar esses aparelhos que facilitam a vida da gente, e eu adoro ganhar. Já vou fazer uma listinha de desejos...

O waffle fica uma delícia e pra fazer, bastam 5 minutos. 
A receita que eu uso é a do nosso livro, Vida Sem Glúten-(Sobre)Vivendo em Comunidade, que eu tenho muito carinho, por também fazer parte dele. Quem ainda não conhece, vale a pena baixar e ler um pouquinho da história de como vários celíacos foram diagnosticados, já que a Doença Celíaca surge de forma diferente para cada um.
A receita deste waffle está na página 123, e é de Luís Queija.

Ingredientes: 
2ovos 
1 colher (café) de sal 
5 colheres (sopa) de óleo 
1 xícara (chá) de leite 
1 xícara bem generosa (chá) de polvilho azedo 
Bata tudo no liquidificador . 

Depois de bem batido, é só colocar na máquina de waffle e ir controlando a cor que você quer. A minha máquina, apaga a luzinha pra indicar que está pronto, mas eu ainda acho que está muito branco, e deixo até ficar bem douradinho, assim ele fica mais crocante.

E pra complementar, é só colocar mel, nutella, requeijão, patê, ou que você preferir!
A minha máquina é da marca Vicini, foi baratinha, compramos na Casa e Vídeo. 
Encontrei igualzinha e por um precinho bom aqui.

Ótima dica para o lanche!! Eu amo!!