sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Meus cupcakes sem glúten II

E como eu já falei, estou com mania de fazer cupcakes!
Estou apaixonada pelo mundo das forminhas, dos cortadores, dos moldes de silicone. 
É tudo muito fofo, e como eu adoro fofura, estou amando essas novidades.

Fiz para o chá de bebê da minha prima, que por sinal, o bebê já nasceu! Quatro dias depois do chá, ontem, a Lya resolveu que estava na hora. Lindinha demais!!
Seja bem-vinda, Lya!!

A receita da massa é a do Bolo Fofinho, e o recheio foi do Ganache de Chocolate que está no mesmo post.
Fiz duas coberturas, alguns eu cobri com Glacê Real e outros com pasta americana.
Com o glacê real (receita), ele fica bem bonitinho, com as voltinhas definidas (era isso que eu queria), mas ele endurece rápido, e eu prefiro uma cobertura mais cremosa, daquela que lambuza na hora de comer. Vou testar uma que estou "namorando" e posto aqui depois. Com a pasta americana dá pra moldar vários formatos. Eu compro a Massa para flores, da Arcolor. Geralmente compro branca e uso corante em gel da mesma marca para colorir. E aí é só ter criatividade!!

Sainha (wrapper) de bebê com cobertura de glacê

Torre de cupcakes

Mamadeirinhas

Pasta americana já colorida e cortadinha



Bolo Fofinho sem Glúten

Oiiieee!! Voltei!!
Testei várias receitas de bolo sem glúten para fazer meus cupcakes (agora sou uma cup-maníaca), e a que eu mais gostei foi a do bolo de creme de arroz. Essa receita foi passada pra mim por acaso, na sala dos professores, e é a que eu mais faço atualmente, pois ela fica muito leve, fofa, saborosa e não fica seca. 
Aí está ela:

Ingredientes:
4 ovos
200 gramas de margarina
2 xícaras de açúcar (eu uso uma e meia)
1 caixa de creme de arroz (caixa verde da Yoki)
200 ml de leite de coco (uma garrafinha pequena)
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:
Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve e reserve.
Misture as gemas, a margarina e o açúcar e bata com a batedeira até formar um creme fofo e esbranquiçado. É preciso bater bastante.
Acrescente o creme de arroz, o leite de coco e o fermento e bata mais um pouco até formar um creme homogêneo. Por último, acrescente as claras em neve e misture com uma espátula, para que a massa fique aerada.
Leve ao forno para assar em uma assadeira untada. O tempo varia de acordo com a potência do forno. Eu gosto de fazer o teste do palito. Enfiou o palito no bolo e saiu limpinho, eu tiro!

E com essa receita eu faço meus bolos para o lanche, faço os cupcakes e fiz também um bolo de festa recheado para o Chá de Bebê da minha prima e ficou maravilhoso!!
Recheei com ganache de chocolate e cobri com merengue de morango.

Ganache:
Para fazer o ganache, eu derreto 250 gramas de chocolate (uso Harald) em banho-maria e após estar todo derretido, eu acrescento uma caixinha de creme de leite e mexo bem! Depois é só deixar esfriar um pouco e rechear!

Merengue de Morango:
Em uma panela, coloque:
1 xícara e meia de açúcar
1 xícara de água
1 pacotinho de gelatina de morango
Acenda o fogo e mexa até formar uma calda em fio. Deixe esfriar. 
Bata 3 claras em neve e vá adicionando aos poucos a calda. Bata bem com a batedeira até formar uma "nuvem rosa". Saborosíssimo! 
Eu costumo colocar a calda na geladeira pra dar uma engrossada. Um dia eu deixei demais e ela virou uma gelatina, e eu tive que deixar amolecer! Coisas de Malu. Também gosto de deixar na geladeira depois de pronto, para ficar mais firme!

Vale a pena testar!!

Olha o bolinho aí no meio!
Todo mundo amou!