sexta-feira, 23 de maio de 2014

MCSB adverte: Não ler os rótulos faz mal à saúde (dos celíacos)!

Célíaco, além de ter cuidado com a alimentação, ter que visitar sempre um (a) nutricionista para controlar as possíveis deficiências de nutrientes,  ter como parceiro o gastroenterologista, para verificar se ainda há atrofia das vilosidades do intestino delgado, não abandonar o dermatologista devido às quedas de cabelo ou dermatites (no caso de quem tem dermatite herpetiforme - manifestação na pele), também tem que se consultar com frequência com um oftalmologista.
É preciso enxergar bem, mas MUITO BEM, pra conseguir ler a inscrição "Não Contém Glúten" dos rótulos dos produtos.
Além de enxergar MUITO bem, os celíacos, sensíveis ao glúten ou aqueles que quiseram aderir a dieta, não devem NUNCA deixar de ler os rótulos, mesmo que já estejam acostumados a comprar determinados produtos.
 
A nova embalagem (squeeze) da maionese Hellmann's, aquela que parece com a do catchup, tem a inscrição "Contém Glúten". Pesquisando no site deles, vi que a do pote "Não Contém Glúten". A maionese das embalagens squeeze são feitas no mesmo maquinário de produtos com glúten, portanto, tem contaminação.
Está vendo a importância de ler o rótulo sempre? E faço uma sugestão, na dúvida, entre em contato com o SAC. Ligue, envie um mail, entre na página do Facebook, mas esclareça antes de comer. Antes ser chato que passar mal.
 
Fui a um grande supermercado em Belo Horizonte que oferecia vários produtos sem glúten (paraíso), até que encontrei uma embalagem com canudinhos, daqueles que a gente recheia com doce de leite. Peguei a embalagem e lá estava: "Não Contém Glúten" - Ingredientes: Farinha de trigo, gordura vegetal hidrogenada e sal. COMO ASSIM??? Liguei pro SAC, mandei um mail e eles admitiram o erro e disseram que iam trocar todos os rótulos. Evidenciei a importância de tirarem rapidamente os produtos das prateleiras. Imagina se alguém não tem a curiosidade de ler os ingredientes? Vai ser uma semana passando mal...
 
O que acontece com frequência, são produtos de uma mesma marca, sendo que um sabor contém glúten e outro não. Isso é muito perigoso. Costumava comprar o iogurte grego da marca Vigor, que eu particularmente adoro, e vi que tinha um novo sabor, Ganache. Antes de comprar, "peguei minha lupa" pra ler a embalagem, e, pra minha surpresa, o Ganache tem glúten... O de Frutas Vermelhas, que a embalagem é parecida, não tem, bem como o de Baunilha, de Goiabada, entre outros. Ainda não entrei em contato com o SAC da empresa  pra me certificar que os outros sabores não sofrem contaminação, mas vou fazer isso logo. Você, que está lendo, pode ligar também!
 
A última notícia que temos sobre a troca da inscrição "Contém ou Não contém glúten", foi com a marca Dr. Oetker. Os fermentos que sempre usamos em nossas receitas, agora "Contém Glúten". Por isso temos que ficar atentos. De uma hora pra outra as rotulagens são trocadas, e se não tivermos sempre atentos a elas, vamos nos contaminar, passar mal e ficar sem saber onde estava escondido o "mardito" glúten.
 
Por isso, MCSB adverte: Não ler os rótulos faz mal à saúde (dos celíacos)!
Fique esperto!!
 
Ganache: Contém Glúten

Frutas vermelhas: Não contém Glúten.
Olha o perigo aí!!!
 
Foto de Rio Sem Glúten.
Fonte: Rio Sem Glúten no Facebook.
Site Rio Sem Glúten

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!